O Santuário
A pequena e querida cidade de Cássia, no sudoeste de Minas Gerais, nasceu e se desenvolveu a partir da forte devoção à Santa Rita de Cássia, como o próprio nome já sugere. A festa dedicada à Santa considerada dos casos mais impossíveis tem crescido consideravelmente a cada ano e, para que ela ocorra, faz-se necessário a montagem de uma estrutura improvisada do lado de externo da Igreja. Sensível a essa realidade e motivado pela forte devoção à Santa Rita herdade de sua mãe, o sr. Paulo Flávio de Melo Carvalho, grande empresário cassiense, ao completar seus 70 anos, quis deixar um precioso legado para a sua terra natal: a construção de um grandioso novo Santuário que pudesse acolher confortável e carinhosamente aos milhares e milhares de devotos espalhados mundo a fora que sempre recorrem à Cássia para manifestarem a sua fé. O anúncio da construção foi feito em janeiro de 2018, na câmara municipal de Cássia, por ocasião do seu livro “A história de um empreendedor.” Em agosto do mesmo ano, a movimentação de inúmeras máquinas e homens deram início ao longo processo de terraplanagem. Em Agosto de 2019 foram levantados os primeiros pilares do novo templo.
Foram quase quatro anos de obra até a fase final. Desde o começo, cada etapa foi marcada por comemorações, missas e eventos. O Santuário de Santa Rita de Cássia é o maior do mundo dedicado à Santa. A inauguração oficial se deu em 22 de maio de 2022 Ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Abriga um Centro Comercial com 36 lojas, a Casa para o Clero, um Velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia. Com capacidade para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros. “Cada detalhe foi pensado com muito carinho para receber os devotos de todo mundo. É um novo tempo de prosperidade e oportunidades para a cidade de Cássia, pois, além do fortalecimento da religiosidade, teremos o desenvolvimento do turismo religioso”, comenta o reitor do Santuário, Padre Michel Pires. Até hoje, estima-se que 500 mil fiéis já visitaram o Santuário desde sua inauguração. A média de visitações é de 15 a 20 mil fiéis por mês no Santuário. O principal propósito do Santuário é o de acolher os fiéis peregrinos, difundir a devoção à Santa Rita de Cássia, a Santa dos Impossíveis. Também, tornar o Santuário um local de evangelização relevante para propagar a fé cristã.
Vilareijos locais
Surgimento das primeiras casas do vilarejo, lugar de pouso de troupeiros e boiadeiros.
Primeira Capela
Construção da primeira capela em homenagem à Santa Rita.
Beato Donizetti
Nasce o Beato Donizetti Tavares de Lima, que se tornará conhecido em todo o país e no exterior por seus milagres.
Cidade
Com o aumento da população, Santa Rita de Cássia torna-se cidade e se intensifica a devoção à Santa Rita.
Inauguração Igreja
Inauguração da atual igreja matriz com um acervo artístico que reúne vitrais, esculturas, pinturas e afrescos.
Relíquia
A Paróquia em Cássia recebe uma relíquia óssea retirada do corpo incorrupto de Santa Rita, que está exposto em seu santuário em Cascia, na Itália, onde a religiosa viveu e de lá sua devoção se espalhou por todo o mundo.
Cidade-Irmã
A cidade mineira torna-se Cidade-Irmã da cidade italiana devido à grande devoção, considerada pelas autoridades italianas como elemento de aproximação das duas localidades na divulgação da devoção à Santa Rita de Cássia.
Início da construção
Início da construção do Santuário.
Inauguração do Santuário
Inauguração do Santuário